“Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”
Carl Sagan


terça-feira, 2 de março de 2010

SE CALHAR, É TUDO UMA QUESTÃO DE PREGUIÇA!

A propósito do conto «Nascem Nuteixos», o Luís Conceição, do 8.ºG, disse qualquer coisa do género : «É um conto muito infantil para a nossa idade...Uma duna e o vento a falar?Todos sabem que não é real, eu não gosto de fantasias...Como é que uma duna se pode misturar com uma fateixa? Um mágico? Toda a gente sabe que não existem, só ilusionistas...».
Respeitando, evidentemente, a opinião do Luís, não posso deixar de me entristecer com a falta de imaginação da maior parte dos meus alunos. Julgam que ela é sinal de falta de maturidade e eles já não são crianças!! Será que nós, adultos, transmitimos esta ideia de que, depois de crescer, ganhamos seriedade e perdemos a capacidade de imaginar, inventar, sonhar??
Meus caros alunos, não é lógico que o progresso da humanidade se deve precisamente à imaginação e à capacidade criativa do Homem? E não vos parece também que o mundo que nos rodeia, de cores tão cinzentas que apresenta, precisa de ser refeito nas nossas mentes, de modo a que se aproxime mais da perfeição?
Eu cá confesso que, com os meus ... anos (uma donzela não diz assim facilmente a sua idade... eheh!), tal como em criança, ainda hoje gosto de imaginar que os brinquedos da Matilde, quando tudo adormece cá em casa, ganham vida...Não seria divertido que isso acontecesse?! E também não me é difícil imaginar o Vento do Levante a falar com a Duna Nuna, tal como, em «O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá», o Vento, «rei dos andarilhos» contava as suas histórias à Manhã. Quem melhor do que ele, que corre o mundo inteiro desde o início dos tempos, poderá contar histórias mais fantásticas?!
O engraçado é que quase todos vocês gostam dos filmes do Harry Potter, outros apreciam filmes de terror, outros ainda de ficção científica... Se conseguem imaginar tudo isso, por que motivo é tão difícil imaginar um gato apaixonado por uma andorinha ou o vento a conversar com uma duna? Talvez seja só uma questão de preguiça...ler dá mais trabalho aos neurónios...

Sem comentários:

Enviar um comentário