“Um livro é a prova de que os homens são capazes de fazer magia.”
Carl Sagan


sábado, 27 de fevereiro de 2010

DIETAS E BORBULHAS, deMARIA TERESA MAIA GONZALEZ


Catarina entra na puberdade, engorda, começa a achar-se feia e gorda, pensa que os rapazes não gostam dela e que todos gozam com ela. Então, começa a meter os dedos na garganta, para vomitar de propósito, e a fumar. A mãe descobre o que ela anda a fazer e leva-a a um psicoterapeuta pra tentar perceber o que se passa. Primeiro, ela não gosta do médico, mas depois as consultas começam a ser melhores e ela até consegue emagrecer. Um dia, Afonso, o seu melhor amigo, chega ao pé dela...


Um excerto marcante retirado da obra : «Que se lixe a mania das elegâncias e essas tretas todas em que eu acreditava. Eu sou o que sou e mais nada.»


Esta história ensina-nos a não fazer certas coisas só para que os outros gostem de nós, porque nós somos como somos, e quem não gosta de nós como somos, paciência.


Raquel, 8.ºE

Este livro também foi lido pela Reghina, do 8.ºE

HARRY POTTER E OS TALISMÃS DA MORTE, de J.K.ROWLING


Finalmente, é desta vez que irá realizar-se o grande duelo entre Voldemort e Harry. Este irá precisar da ajuda dos seus amigos Ron e Hermione para realizar a missão que Dumbledore lhe deu antes de morrer: destruir todos os Horcruxes de Voldemort. Assim, Harry terá uma maior vantagem no combate, mas Valdemort continua a possuir a varinha mais poderosa...
Chega então a grande guerra: Devoradores da Morte contra Ordem da Fénix, Harry Potter contra Tom Riddle...«...nenhum pode viver enquanto o outro sobreviver...» ...
Aconselharia a leitura deste livro a um amigo porque é muito emocionante, tem muito mistério, aventura, enfim, é muito fixe!


André Santos, 8.ºE

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

UMA AVENTURA NO SUPERMERCADO, de ANA MARIA MAGALHÃES e ISABEL ALÇADA


João vai ao supermercado e esbarra contra um homem com um carrinho de compras cheio de pastas de dentes. Ele pega numa e vai-se embora, mas o homem agarra-o e quer a pasta de volta. Começam a discutir chamando a atenção do segurança, que manda o homem embora pois já tinha o carro cheio de pastas de dentes. À noite, quando vai lavar os dentes, João encontra dois diamantes na pasta e, no dia seguinte, conta aos amigo o seu achado. No entanto, quando chegam a casa dele, esta foi assaltada. Voltam ao supermercado e vêem uma mulher pôr um bilhete numa prateleira. É um código que leva ao armazém de margarina do supermercado, mas lá não encontram nada. Mais tarde, João é raptado...


Gostei de ler este livro porque é cómico e excitante do início ao fim!


Guilherme Martins, 8.º E

«TINTIM NO TIBETE», HERGÉ


Pôr estes meninos e meninas do oitavo ano a ler tem sido uma luta! Mas, aos poucos, vamos vendo progressos...

Aqui fica o resumo do livro lido pelo Ricardo, do 8.º E, que disse nunca ter lido um livro antes!!



Tintim está a passar férias na montanha, com o capitão, quando sabe que houve um acidente com um avião que ia para o Tibete, não tendo sobrevivido ninguém. Sonha também que um amigo seu vai nesse avião e está vivo. Seguidamente, recebe que esse amigo tinha enviado antes a dizer que ia viajar para o Tibete de avião! Então, preocupado, Tintim decide ir também para lá, à procura do dele. Depois de muitas aventuras e problemas, encontra o amigo numa gruta, salvo pelo Abominável Homem das Neves.
Ricardo, 8.ºE

«VAMPIRATAS - DEMÓNIOS DOS MARES», JUSTIN SOMPER


É a história de dois irmãos gémeos que ficam órfãos depois de perderem o pai, que era a sua única família. Como não querem novos pais, Grace e Connor decidem fugir por mar, num pequeno barco. Numa noite, após uma violenta tempestade, separam-se, e Connor é recolhido por um navio pirata e Grace pelo navio dos vampiratas, uma espécie de vampiros piratas que de dia dormem e de noite sobem ao navio.Connor é bem recebido pelos piratas e trava amizades com alguns, começando a gostar daquela vida. Grace não tem a mesma sorte pois os vampiratas são aterradores e ela começa a ficar com medo. Conhece um: o que a resgata e a esconde num quarto para que ninguém mais a veja, já que os vampiratas, tal como os vampiros, gostam muito de sangue humano.Quando descobre que os vampiratas fazem banquetes de sangue e têm um homem aprisionado a servir de dador, fica ainda mais aterrorizada e é então que conhece o capitão: o mais sombrio, mas o mais simpático.Enquanto o navio vampirata de dia quase adormece, o navio pirata está sempre com vida e é assim que ambos se cruzam, ficando decidido que será Connor a tentar resgatar a irmã...
Luís Filipe, 8.º G

«ERAGON», CHRISTOPHER PAOLINI


O reino de Alagaësia era governado por Galbatorix, um tirano vindo da época dos dragões, há muito tempo atrás. Ele era um Cavaleiro do Dragão e, com mais doze cavaleiros, formou os Renegados, que destruíram o império, matando todos os outros cavaleiros e os seus dragões, tentando dominar os Elfos e Anões, de modo a poder governar. No entanto, Elfos, Anões e os Vardens reuniram-se para acabar com a tirania que o rei impunha. Com o extermínio dos dragões, apenas tinha sobrado um (que Galbatorix obrigou a servi-lo, através de magia negra) e dois ovos, um dos quais os Varden conseguiram roubar.
Eragon é um rapaz do campo, vive numa fazenda com o tio Garrow e o primo Roran, perto de Carvahall. Um dia, ao ir caçar na Espinha (montanha enorme e muito temida, situada perto de Carvahall), encontra o que pensa ser uma pedra, mas, ao tentar vendê-la, não obtém sucesso algum, pois ninguém conhece aquele tipo de pedra. Mas, uma noite, a pedra racha e ele descobre que aquilo era um ovo de dragão e, portanto, ele era um Cavaleiro do Dragão.
A partir deste momento, toda a vida de Eragon muda para sempre, embarcando numa grande aventura com o seu dragão que mudará o destino de toda a Alagaësia.
Heloísa, 8.º C
Também lido pelo Guilherme Martins, do 8.ºE.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

A propósito do Dia dos Namorados...conheces Keith Haring?






Se gostas de pinturas divertidas e fora do comum, consulta o site http://www.haringkids.com . Aí, podes ficar a saber mais coisas sobre este pintor
e treinar o teu Inglês!

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

«ABANDONADA», de ANYA PETERS


Separada da mãe verdadeira ao nascer, Anya cresce num ambiente de terror e de angústia, dominada, agredida, humilhada e violada pelo seu tio violento, desde os seus seis anos de idade.
Mas um dia, magoada com a humilhação passada ,ela não consegue aguentar e os seus segredos são revelados.
Então a sua tia, a única pessoa em quem Anya confiava e amava, abandona-a.
Decidida a começar uma nova vida, Anya esconde os seus sentimentos e tenta seguir em frente. Mas quando se torna uma sem-abrigo, passando a viver no próprio carro, sabe que tem de lidar com os seus segredos do passado, para poder encontrar a segurança e a felicidade que sempre desejou.

Aconselharia este livro a um amigo porque é uma história inesquecível de amor e aceitação, que nos dá uma lição de vida. Eu adorei !


Bruna Frangolho, 8.º C